quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Como descobri que meu filho tinha intolerância à lactose?


Desde os primeiros meses de vida meu filho sempre foi muito inquieto, especialmente durante a noite. Muito choro e em intervalos muito curtos.
Aí vieram todas as explicações normais e cabíveis à qualquer recém nascido: cólica, ele está se acostumando a este novo mundo, está criando sua rotina, pode ser um pouco manhoso.... enfim, era normal.
Passados 11 meses de vida, a inquietação só aumentava. Nunca dormia mais do que uma hora sem interrupção. Acordava chorando e "se batia" durante toda a noite no berço. Além disso, comecei a achar a barriguinha um pouco inchada, muita flatulência e diarréia.
Comecei a fazer alguns testes por conta própria: durante alguns dias suspendia o uso de alguns temperos, trocava o leite, tentei restringir o gluten, ovo, soja.... até que cheguei ao leite. Bingo! Na primeira semana com suspensão do leite e seus derivados, meu filho mudou drasticamente! Noites mais tranquilas, sem inchaço na barriga. Aí foi uma questão de tempo para perceber que ele era muito sensível ao leite. O mínimo de contato já trazia à tona as piores reações. 
E agora? Como fazer para manter uma dieta "zero lactose"? Quem está passando por essa situação sabe que praticamente tudo leva o tal do leite.... incrível.... até alguns tipos de apresuntados e batata palha!
Na escolinha não consegui que desenvolvessem uma dieta especial para ele, então, tive que estudar e "cair na cozinha"!
Minha preocupação também é de não fazer com que ele se sinta excluído, especialmente entre os amiguinhos da escola. Imagine só uma criança, hoje, com dois anos e meio, fazendo lanchinho com seus amiguinhos de turma e não podendo comer as mesmas coisas! Aí veio um grande desafio: fazer em casa os mesmos lanchinhos oferecidos pela escolinha, porém sem lactose. Desde pão de queijo, pãozinho, bolos e cucas, pudins, pizza, sonho, brigadeiros e tortas salgadas!! Mas deu certo!! A maior prova é a carinha de felicidade do meu pequeno quando faço os brigadeiros e pãezinhos de queijo!
Enfim, durante esses meses de completa dedicação ao tema, consegui aprimorar algumas receitas e gostaria de compartilhar algumas dessas dicas com outras mamães que estejam passando pela mesma situação.
Além disso, pela habilidade desenvolvida, também acabo aceitando algumas encomendas de mamães que não possam se dedicar à produção dessas delícias!

Para começar, quero compartilhar uma receita de pão de queijo que não leva queijo!

Bom trabalho e bom apetite!!

Pão de Queijo Mentirinha




Ingredientes:

4 batatas grandes
3 ovos
1/2 copo americano de óleo
1 colher de sopa de sal
500 g de polvilho azedo

Preparo:

Descasque e cozinhe as batatas até ficarem em ponto para purê.
Com as batatas ainda quentes coloque os ovos, o óleo, o sal e o polvilho. Misture até formar uma massa uniforme. Se achar necessário pode acrescentar algumas poucas colheres da água do cozimento.
Faça bolinhas e coloque em forma untada. Assar a 180 graus por uns 45 minutos. Dá pra congelar.
Ficam idênticos aos demais pãezinhos de queijo vendidos nas panificadoras!

7 comentários:

  1. Adorei, DJ!!!
    Um assunto super interessante para ser compartilhado!

    Já estou seguindo seu blog!

    E, botei fé nas encomendas, hein?
    É isso aí!!!

    Saudades...

    Um beijo,
    Lê.

    ResponderExcluir
  2. Oi Djorgia !!! Parabéns pela iniciativa !!! vou recomendar seu blog p/minha prima, a filhinha dela tem alergia a proteína do leite...
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Oi...estou feliz em encontrar seu blog... adorei,pois aqui em casa passo pelo mesmo probelema,eu e meus 2 filhos temos essa tal intolerancia a lactose...e bem chato mesmo o meu mais velho eu descobri quando ele tinha 3 anos ,foi um baque mais tivemos que encarar,hoje ele esta com 12anos .parece que agora ta mais dificil controlar ele para nao comer ,ta com a intolerancia bem controlada ,ai quer comer ..so um pedacinho mae!!! diz ele ,e dificil negar mais e preciso....ai ja estou aqui desabafando com vc rsss.outra hora te conto como descobri a minha e a do meu pequeno.... bjs.LENI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que bom que resolveu compartilhar informações! É isso aí... vamos fazer isso circular. Ganhamos todos! Seja bem vinda!!!

      Excluir
  4. Quando nasce um filho, passamos a ver o mundo com outros olhos e fazemos de tudo por esses pequenos. Somos até capaz de reinventar o mundo se for preciso! Já indiquei o blog para algumas pessoas que conheço e tem esta restrição. Ah..esta é a Djorgia que conheco, provando sempre que dedicação = sucesso! Bjs, Sandi.

    ResponderExcluir
  5. Bem dizem que quando nasce um bebê, nasce uma mãe!! Bom te reencontrar Sandi! Obrigadão pelo carinho! Grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Testei a receita e fica MARAVI!! Já estou repassando aos meus pacientes! Beijoss!!

    ResponderExcluir